5 fatos que definem uma Escola Bilíngue

Com a expansão do Bilinguismo no Brasil, as tradicionais escolas internacionais e os cursos de idiomas passaram a dividir espaço com novos atores: as escolas bilíngues.   Nem lá nem cá, ocupando o espaço entre o projeto pedagógico integralmente alinhado à cultura estrangeira — típico das escolas internacionais — e o ensino do Inglês com enfoque na gramática — padrão dos cursos de idiomas —, as escolas bilíngues oferecem uma terceira via a diretores, professores, pais e alunos.   Equilibrando o Ensino do Inglês e o Currículo Nacional, as escolas bilíngues ensinam o segundo idioma sem deixar de manter os pés fincados nas raízes brasileiras, e expandem o conteúdo para além da gramática, abrangendo a vivência de disciplinas como Matemática, História, Geografia e Ciências. Abaixo, nós separamos 5 fatos que definem uma escola bilíngue (parceira do TWICE). Check them out!  

1

TWICE-EscolaBilingueTem-InglesTodosOsDias Ainda há professores, diretores de escola e pais em dúvida sobre o que vem a ser uma escola bilíngue. De fato, escola bilíngue não é o mesmo que escola internacional e passa longe de ser curso de idioma. Então, vamos por partes: a escola que adota o sistema de ensino do TWICE passa a oferecer aulas de Inglês todos os dias ou pelo menos 5 horas por semana. E esse é o ponto de partida para que ela seja considerada bilíngue!  

2

TWICE-NaEscolaBilingueTem-Relevancia Lá nos idos de 2005, um dos eventos que levou Ana Gurgel a fundar o TWICE foi a incongruência entre o ensino do Inglês aplicado no Brasil e os livros didáticos disponíveis, em sua maioria estrangeiros. Porque não havia integração entre o Currículo Nacional e o Ensino Bilíngue, não raro os livros chegavam ao fim do ano em branco. O projeto pedagógico do TWICE vira este jogo: por ser todo alinhado ao Currículo em Português, ele garante aplicabilidade e relevância ao conteúdo bilíngue.  

3

17112015-TWICE-NaEscolaBilíngueTem-InglêsConteúdo A escola bilíngue se diferencia (dentre outros aspectos) dos cursos de idiomas ao adotar o Bilinguismo por Imersão. Isso quer dizer que o aluno de uma escola parceira do TWICE aprende o Inglês através da vivência do conteúdo de outras disciplinas, como Matemática, Ciências e Estudos Sociais. Quando a informação vem enredada em temas próximos ao aluno e aplicáveis à sua realidade, o conteúdo torna-se de fato conhecimento.  

4

TWICE-EscolaBilingueTem-ProfessoresFluentes-02 Assim como toda escola, a bilíngue tem o compromisso de formar o indivíduo por completo. Mas, sendo bilíngue, acaba por carregar uma responsabilidade a mais: tornar as crianças fluentes no segundo idioma. É por isso que o pré-requisito número 1 na contratação de todo e qualquer teacher TWICE é ser fluente em Inglês.  

5

TWICE-NaEscolaBilingueTem-Identidade Quando o TWICE torna-se parceiro de uma escola, ela permanece brasileira e nada em seu projeto político-pedagógico é tocado. Nosso sistema de ensino bilíngue complementa o projeto pedagógico na língua materna, potencializando o ensino como um todo. Juntos, somando forças, multiplicamos os resultados.   Interessado em transformar a sua escola em bilíngue? Entre em contato com o TWICE!    
error: Content is protected !!