Meet the Team: Equipe de Criação
Once upon a time, “o programa de Inglês e o Currículo Nacional não se falavam. Os livros eram importados e dissociados da nossa realidade. Acabavam o ano em branco, enquanto os professores tinham de recorrer à internet para improvisar as aulas”, lembra Ana Gurgel, hoje diretora e idealizadora do TWICE, mas à época professora de inglês na maior escola bilíngue de São Paulo, lá nos idos de 2005. Integração sempre foi palavra de ordem no TWICE, que nasceu justamente da necessidade de integrar o ensino do Inglês ao Currículo Nacional obrigatório, condição fundamental para o desenvolvimento e a consolidação do bilinguismo no Brasil. Enquanto mapeava as diretrizes do que viria a ser o TWICE, Ana Gurgel só conseguia pensar em Priscila Garcia, Denise Duarte e Rosana da Silva para percorrer essa trajetória junto com ela. Amigas e profissionais com mais de vinte anos de sala de aula, elas são coautoras de todo o material didático, que leva a assinatura gráfica da designer Vera Cal. Abaixo, você confere um resumo da trajetória profissional de cada uma delas e um bate-papo sobre as intenções que nortearam o processo criativo do TWICE. Shall we?
“Sou graduada em Letras e pós graduada em Literaturas de Língua Inglesa e Administração e Supervisão Escolar. Pela Cambridge University tenho o DELTA Diploma. Durante 24 anos trabalhei como professora e nos últimos anos tenho atuado como teacher trainer e diretora pedagógica do TWICE.” Ana, como surgiu o TWICE?O TWICE surgiu em função da experiência que tive quando trabalhei na maior escola bilíngue de São Paulo, onde, na época, não havia um livro didático que fizesse a integração do Currículo Nacional com a língua inglesa. Os livros eram importados e subutilizados (uma vez que não havia integração curricular) e por essa razão nós, professores, tínhamos que pesquisar constantemente para produzir um material adequado aos nossos alunos. Por que o TWICE é diferente de um curso de inglês?O aluno TWICE vivencia a língua inglesa de uma forma prática, isto é, ele elabora projetos, participa de saídas pedagógicas (Out & About) e de Drama Classes. Aprender Inglês significa aprender a língua inglesa. Aprender em inglês, que é o que faz um aluno TWICE, significa usar a língua como instrumento (e não só como objeto) de aprendizado. “Quando eu tinha 17 anos, ganhei uma bolsa de estudos para frequentar um curso universitário nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, atuei por vinte anos como professora de língua inglesa e passei a desenvolver livros didáticos.”
Priscila, como é o processo de elaboração do material didático TWICE?O material TWICE é elaborado a partir de pesquisa dos parâmetros curriculares determinados pelo MEC para a Educação Infantil e oEnsino Fundamental. Quando planejamos atividades e jogos, levamos em consideração o nível de desenvolvimento relativo a cada faixa etária, as múltiplas inteligências e as oportunidades de construção coletiva e autoria oferecidas por cada projeto ou atividade. Qual a diferença do material didático TWICE para o de um curso de inglês?O material TWICE procura ativar outras áreas do conhecimento e não apenas a área da linguagem oral e escrita. Há também um compromisso muito grande com o desenvolvimento da expressão criativa nos projetos, além do fato de que o aluno entra em contato com a língua através do aprendizado de outras disciplinas, como Ciências Naturais, Ciências Sociais e Matemática. Isso faz com que a nova língua não seja um fim em si mesma, mas uma ferramenta na exploração de outros conhecimentos. O que o aluno TWICE leva para o mundo?O TWICE encoraja seus alunos a interagirem e expressarem suas opiniões, procurando formas de expressar o que sabem dentro de uma proposta artística e autêntica. Ao poder se comunicar em Inglês, o aluno TWICE não adota uma nova cultura, mas vivencia a sua própria, sendo capaz de entendê-la melhor e de se posicionar como cidadão do meio em que vive, ainda que utilizando uma linguagem global. O aluno TWICE leva para o mundo a habilidade de entender as diferenças, o desejo pela descoberta e pela experimentação e uma visão mais completa de sua própria identidade. “Sou professora de língua inglesa com diplomas da Universidade de Michigan e Cambridge e pós-graduada em Administração e Supervisão Escolar. Atuei por 21 anos como professora e consultora de materiais didáticos. Sou autora da parte de Language dos Livros TWICE Year 2 – 5.” Denise, qual a diferença do material didático TWICE para o de um curso de inglês?O material do TWICE contempla todo o conteúdo do currículo nacional, isto é, tudo o que uma criança deve aprender na terceira série no Brasil é revisto em inglês. Daí vem o nome TWICE, que em inglês significa “duas vezes”. Isso não acontece nos livros de cursos de inglês, os quais são escritos para crianças do mundo todo. Assim, o aluno TWICE sente-se à vontade em falar a língua que está aprendendo, pois articula com ela o que adquiriu na escola. É importante notar que esse conhecimento — que agora, com o TWICE KIDS já começa numa tenra idade — é fator preponderante para que a criança seja realmente bilíngue.
“Atuo na área de educação há 23 anos e tenho experiência como professora de inglês, coordenadora pedagógica e consultora na elaboração de provas e material didático para instituições de ensino da língua inglesa, inclusive para o TWICE. Sou coautora dos livros 2B e 3B (Math, Social Studies e Science). Possuo certificados internacionais da Universidade de Michigan e Cambridge em Língua Inglesa e Pedagogia, além de pós-graduação em educação na área de Docência do Ensino Superior”. Rosana, como é o processo de elaboração do material didático TWICE?Primeiramente, há análise de conteúdo programático escolar para que haja compatibilidade e coerência. Outro item de suma importância é conhecer o perfil médio do aluno, mergulhar em seu universo. Ter a visão da criança: o que seria interessante para mim, se estivesse em seu lugar? O material didático do TWICE é ambicioso e desafiador. Ele foi criado pensando em dois focos: o Teacher’s Pack — um repertório pedagógico para o professor que vai utilizar o material do TWICE, com espaço para a criatividade em suas aulas — e o material do aluno, que associa o ensino de disciplinas como Matemática, Ciências e Estudos Sociais ao ensino da língua inglesa. As aulas não se limitam ao conteúdo teórico, visam à experimentação e à interação. “Sou formada em Belas Artes pela UFRJ. Após anos de trabalho nessa área, me mudei para Amsterdã, abandonando por quase dois anos o design e a ilustração. De volta ao Brasil, retomei a profissão e passei a desenvolver estampas na área de moda, material gráfico para peças de teatro e material pedagógico. Foi aí que o TWICE entrou na minha vida”. Vera, como o é a elaboração dos livros e jogos TWICE?Procuro dar o máximo de vivacidade e movimento à diagramação para que os livros se tornem bastante atraentes ao aluno. Optei por utilizar mais fotos do que ilustrações para que o aluno tivesse mais contato com a realidade, incorporando o conteúdo aprendido com mais facilidade através de associações com sua própria rotina e vivência. Nosso propósito é que o aluno aprenda inglês a partir de sua própria realidade. Para tal, além de elementos comuns a qualquer nacionalidade, utilizamos elementos da cultura brasileira. Tudo é muito colorido para garantir o interesse do aluno em revisar o conteúdo aprendido através da diversão.