Para entender de forma correta o que faz uma escola bilíngue e o que esperar desse tipo de proposta, é preciso conhecer a essência desse processo educacional
“Trata-se de uma escola que ensina dois idiomas”. Não. Essa resposta, por si só, é incompleta para designar o que faz uma escola bilíngue.
Para trazer de forma segura e concreta as melhores definições para as características centrais dessa proposta, vamos utilizar a expertise da equipe da TWICE Educação Bilíngue, que há dez anos desenvolveu um reconhecido sistema de ensino, utilizado em escolas ao redor de todo o Brasil.
A ideia é mostrar as propostas de aprendizagem que uma escola bilíngue deve apresentar e que, assim, compõem as soluções educacionais que vêm sendo procuradas por famílias desde o Ensino Infantil.
Na prática, o que faz uma escola bilíngue?
Uma definição que o Blog da TWICE costuma trazer sobre as características centrais que definem a educação bilíngue é a presença constante de dois idiomas em sala de aula – sendo inglês/português a combinação mais comum.
Mas não só isso. O que faz uma escola bilíngue é trazer a língua inglesa para as demais disciplinas. Sendo assim, matemática, artes, história e geografia, por exemplo, seriam integradas a esse segundo idioma, fazendo com que o aluno aprenda a língua inglesa sem que ele perceba.
E como estamos falando da prática no dia a dia de uma instituição de ensino, aqui vão algumas premissas para trazer mais solidez e qualidade à proposta educacional.
Inglês sempre presente
Em uma escola bilíngue, um modelo que pode ser adotado é o de aulas de inglês diárias.
Trata-se de uma característica que, aplicada ao currículo trabalhado com os alunos, possibilita uma imersão no segundo idioma.
O papel do professor
Para atingir bons resultados em uma escola bilíngue, a seleção e desenvolvimento profissional de professores é fundamental. Para isso, no TWICE nós treinamos os professores continuamente para que eles possam dar aulas motivantes para manter os alunos interessados e ao mesmo tempo produzindo o conteúdo trabalhado sendo em inglês.Tendo como base a experiência da TWICE Educação Bilíngue, esse grupo é composto por pedagogos, com graduação em Letras e, ainda, atestada fluência no idioma.
Currículo Nacional – BNCC
Já que estamos falando em imersão e, também, em aprender no segundo idioma, é importante que a grade curricular nacional faça a interface com a língua inglesa. Ou seja, o conteúdo que seria aprendido apenas em português, deverá ser transmitido no inglês – Science, Math, History etc.
Quando surge a questão: o que faz uma escola bilíngue, os itens acima expostos costumam fazer parte da resposta, é claro, quando se busca resultados favoráveis na comunidade escolar.
Existem ainda outras propostas. Se você se interessou, acesse agora mesmo o site da TWICE Educação Bilíngue, para mais informações.