O acesso à literatura, especialmente a livros nacionais, proporciona o aperfeiçoamento do conhecimento interdisciplinar. O hábito da leitura enriquece o processo de aprendizagem ao possibilitar conhecer a história e a diversidade cultural de um país. Outros benefícios são:
- Auxílio no desenvolvimento de competências socioemocionais (como empatia, senso crítico e criatividade);
- Ensino de conteúdos das disciplinas curriculares;
- Obtenção de conhecimentos gerais;
- Aumento do vocabulário;
- Melhora da escrita.
A seguir, conheça três livros nacionais que podem aprimorar o processo de aprendizagem em sala de aula no ensino básico.
“Manual para Super-Heróis – O Início da Revolução Sustentável”, de Laila Zaid
Ao longo de 112 páginas, a autora contextualiza e propõe atividades interativas sobre temas relacionados à sustentabilidade, como economia de energia e de água, reciclagem e redução de consumo. Com a participação da comunidade e de familiares, as crianças devem cumprir 12 missões. Ao final delas, calculam sua pontuação para descobrir que tipo de herói são e aprendem que é necessário um esforço coletivo para cuidar do planeta Terra.
“Matemática para Crianças Pequenas”, de Edda Curi
A autora compartilha jogos e brincadeiras que ajudam na criação das primeiras noções matemáticas entre as crianças, centrando as abordagens no aprendizado significativo, deixando de lado a mera memorização de fórmulas. A obra faz parte da coleção Como Eu Ensino, que busca aproximar da realidade em sala de aula as pesquisas mais recentes sobre temas da educação básica.
“Vidas Secas”, de Graciliano Ramos
Publicado originalmente em 1938, o romance retrata a luta contra a fome, a seca e a exploração de uma família de retirantes nordestinos, acompanhados pela cadela Baleia, uma das personagens mais conhecidas dos livros nacionais. A abordagem da obra permite discutir temas como identidade cultural local, preconceito linguístico, linguagem literária e vegetação do sertão alagoano.
Foi o que fez uma professora de 9º ano em uma escola de Alagoas. A estratégia intercalou a leitura de capítulos com discussões em sala de aula, inclusive com o apoio de recursos complementares – a exemplo da pintura “Os Retirantes”, de Cândido Portinari –, que ampliaram a compreensão sobre “Vidas Secas”. Os avanços nas capacidades analítica e de leitura e escrita foram verificados por meio de textos, apresentações orais, musicais e teatrais, e desenhos artísticos produzidos pela turma.
Rhyzos & Twice
A Rhyzos é uma holding que leva informações sobre educação a profissionais da área[1] [2] [3] por meio do Portal Rhyzos e da newsletter Conexão Rhyzos, pesquisa práticas educacionais mundo afora e atua na formação de educadores através da Academia Rhyzos. Além disso, investe em soluções para o Ensino Básico, como o programa bilíngue oferecido pelo Twice, destinado a atender as necessidades de docentes e alunos da Educação Infantil ao Fundamental II. Você também pode ser nosso franqueado! Entre em contato e marque uma reunião com nossos especialistas.