1
Ainda há professores, diretores de escola e pais em dúvida sobre o que vem a ser uma escola bilíngue. De fato, escola bilíngue não é o mesmo que escola internacional e passa longe de ser curso de idioma. Então, vamos por partes: a escola que adota o sistema de ensino do TWICE passa a oferecer aulas de Inglês todos os dias ou pelo menos 5 horas por semana. E esse é o ponto de partida para que ela seja considerada bilíngue! 2
Lá nos idos de 2005, um dos eventos que levou Ana Gurgel a fundar o TWICE foi a incongruência entre o ensino do Inglês aplicado no Brasil e os livros didáticos disponíveis, em sua maioria estrangeiros. Porque não havia integração entre o Currículo Nacional e o Ensino Bilíngue, não raro os livros chegavam ao fim do ano em branco. O projeto pedagógico do TWICE vira este jogo: por ser todo alinhado ao Currículo em Português, ele garante aplicabilidade e relevância ao conteúdo bilíngue. 3
A escola bilíngue se diferencia (dentre outros aspectos) dos cursos de idiomas ao adotar o Bilinguismo por Imersão. Isso quer dizer que o aluno de uma escola parceira do TWICE aprende o Inglês através da vivência do conteúdo de outras disciplinas, como Matemática, Ciências e Estudos Sociais. Quando a informação vem enredada em temas próximos ao aluno e aplicáveis à sua realidade, o conteúdo torna-se de fato conhecimento. 4
Assim como toda escola, a bilíngue tem o compromisso de formar o indivíduo por completo. Mas, sendo bilíngue, acaba por carregar uma responsabilidade a mais: tornar as crianças fluentes no segundo idioma. É por isso que o pré-requisito número 1 na contratação de todo e qualquer teacher TWICE é ser fluente em Inglês. 5
Quando o TWICE torna-se parceiro de uma escola, ela permanece brasileira e nada em seu projeto político-pedagógico é tocado. Nosso sistema de ensino bilíngue complementa o projeto pedagógico na língua materna, potencializando o ensino como um todo. Juntos, somando forças, multiplicamos os resultados. Interessado em transformar a sua escola em bilíngue?
Entre em contato com o TWICE! 
