Embora o biletramento simultâneo seja uma realidade — ainda que em experimentação — em muitas instituições bilíngues do Brasil e do mundo, o TWICE sugere às suas escolas-parceiras a adoção de uma única alfabetização: em Português. Em nossa metodologia, não existe alfabetização dupla: após a consolidação da língua materna, o aprendizado do Inglês torna-se uma mera transferência de códigos. No TWICE, até o Year 1 (6 anos), o foco pedagógico recai sobre a produção oral, embora o aluno seja exposto à escrita em Inglês em nossos livros e flashcards (os cartões com imagens). O letramento gradual só começa de fato após a alfabetização em Português e a partir da entrada do aluno no Year 2, aos 7 anos.
No TWICE, o letramento é iniciado após a alfabetização na língua materna.
Até os 6 anos de idade, o foco pedagógico recai sobre a oralidade, ainda que os alunos já sejam expostos a palavras em Inglês.
Flashcard posto em prática por teacher TWICE Manuella, do Balãozinho Mágico (RN).
Produção Escrita: dos 7 anos em diante, os alunos TWICE praticam a escrita em Inglês.