Como ensinar metodologias ativas em uma escola bilíngue

Metodologia de ensino

As metodologias ativas são conhecidas como formas eficientes de aprendizagem em todos os níveis educacionais. Inclusive nos primeiros anos da formação escolar. O principal é tornar o aluno protagonista e participante ativo da construção do próprio saber, o que estimula o desenvolvimento de uma maior responsabilidade no processo. Entretanto, a aplicação dos métodos muitas vezes não é regra entre as instituições.

Assim como acontece nas escolas tradicionais, aplicar metodologias ativas no ensino bilíngue ainda é um desafio a muitos professores – mesmo que se revele benéfica para a trajetória de aprendizagem. 

Como se sabe, existe hoje um consenso de que os alunos aprendem melhor quando são ensinados de maneira prática. Daí a importância do emprego de metodologias mais eficazes no ensino bilíngue, justamente como aquelas que tomam como base projetos e problemas.

Como ensinar uma segunda língua

base da aprendizagem no ensino bilíngue se assemelha à tradicional. Ou seja, os professores precisam organizar e apresentar uma aula eficaz. A diferença está no fato de que o docente bilíngue deve ir além, abordando o conteúdo em inglês. Para tanto, é necessário possuir um bom nível de proficiência no idioma e ensiná-lo de maneira gradual. É diferente do que acontece quando a educação envolve apenas o português. Nela, o professor abrange determinada temática uma única vez, e os alunos aprendem com mais rapidez.

Uma das atribuições do ensino por meio de metodologias ativas, principalmente quando envolve a aprendizagem baseada em projetos (ABP), é o engajamento do aluno na atividade. Para tanto, é fundamental que o projeto, independentemente da disciplina, integre a linguagem. Aqui, se não houver a adesão do inglês, os alunos tendem a falar somente em português.

Cabe ressaltar que não é sempre que o docente deve valer-se de projetos de metodologias ativas em aula. Até porque o ensino bilíngue precisa desenvolver escrita, leitura e explicação. Logo, as aulas expositivas, características da educação tradicional, mantêm sua importância – até porque não se pode exigir de um aluno a aplicação de um conhecimento sem que ele conheça a teoria necessária para executar a tarefa.

Desafios no ensino bilíngue

Muitos professores enfrentam dificuldades para identificar corretamente as fases do processo de aprendizagem. Inclusive porque compete ao docente controlar esse desenvolvimento. O detalhe é que as crianças precisam ganhar autonomia.

Se os alunos possuem os conhecimentos necessários para executar um determinado projeto, deverão ter liberdade para aplicar esse conhecimento em um problema real. O plano, nesse caso, exige que projeto elaborado conquiste a atenção dos alunos – o que resultará em um maior nível de engajamento.

Para auxiliar educadores a compreenderem a aplicação de metodologias ativas em sala de aula, a Rhyzos Educação (detentora da marca Twice), em parceria com a Faber Castell, Disal e Dreamshaper, promove a 1ª Jornada Criativa Rhyzos Educação nos dias 25, 26, 27 e 28 de outubro. O evento, que será gratuito e online, tem como objetivo reunir profissionais da área educacional atuantes no ensino básico para compartilharem práticas e experiências.

Assuntos como design thinkingcultura maker, desenvolvimento de competências socioemocionais, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem baseada em problemas também estarão em pauta. A 1ª Jornada Criativa Rhyzos Educação será transmitida pelo canal da Rhyzos Educação no YouTube.