Jogos fazem parte de praticamente todas as lições do TWICE para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental 1. Mas considerar os
games como ferramentas pedagógicas legítimas foi uma
lesson learned para
Ana Gurgel, fundadora e diretora pedagógica do TWICE. “Durante um tempo em minha trajetória como professora de Inglês, eu evitei os jogos, não me sentia confortável a ponto de extrair todo o potencial pedagógico da atividade. Até que um dia a chave virou!” Tanto virou que, quando da criação do
material pedagógico TWICE, Ana fez questão de criar ela própria,
com a ajuda da designer Vera Cal, os mais de 180 jogos que acompanham as lições de
Math, Science, Social Studies e
Language. “Além de produzirem uma atmosfera prazerosa e propícia ao aprendizado, os
games conseguem diversificar a nossa metodologia, dando ao aluno um novo e revigorante ponto de vista sobre o conteúdo, e permitindo que o professor avalie ali, em tempo real, o conhecimento da turma”, diz Ana, que se prepara para palestrar sobre o papel dos jogos em sala de aula na
15th International Conference Braz-Tesol, em julho, em Brasília. Mas os benefícios dos jogos não param por aí. Abaixo, a equipe TWICE listou 5 (dos muitos) benefícios pedagógicos, emocionais e sociais alavancados pelos
games. 1.
A eficácia de aprender brincando é cientificamente comprovada. Os jogos estimulam a produção de dopamina, um neurotransmissor responsável por acionar no cérebro o circuito de recompensa, que por sua vez está atrelado à sensação de bem-estar. Ou seja, para o aluno, a ação de jogar (e aprender!) é puro prazer.
2.
Os jogos enriquecem a metodologia e diversificam as ferramentas pedagógicas: professores conseguem introduzir, revisitar e revisar conteúdos, mantendo o frescor das informações e o brilho nos olhos dos alunos.
3.
Os jogos são excelentes ferramentas de desenvolvimento do raciocínio lógico, literário, e das funções executivas do cérebro, que respondem por planejamento, memória, organização, foco, manejo do tempo e tomada de decisão.
4.
Os jogos são uma das mais eficazes maneiras de o professor avaliar o conhecimento do aluno acerca de determinado assunto, o que em inglês chama-se de
assessment. Durante o jogo, com os
feedbacks do professor colhidos em tempo real, o aluno consegue estar no controle do seu aprendizado.
5.
A atmosfera produzida pelos jogos é a de uma comunidade. Jogando, alunos estreitam relações entre si e com o próprio professor.