Como avaliar a qualidade de ensino na educação básica

     Como está a qualidade de ensino na escola do seu filho ou onde você trabalha? Saber responder a essa pergunta é o primeiro passo para identificar lacunas no processo de aprendizagem e aperfeiçoar as práticas de ensino, promovendo atividades  educativas e melhorando o desempenho dos alunos, dos  docentes e da instituição como um todo. Entretanto, a tarefa não é simples, porque envolve diversos fatores.

Entretanto, para entender se os objetivos da escola são alcançados, é necessário considerar os indicadores de qualidade de ensino. É o que mostra a Ação Educativa por meio de documentos criados desde 2003 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) que propõem uma avaliação participativa sobre a realidade escolar.

No material há orientações para todos os níveis de ensino, além de indicações específicas sobre como promover a abordagem das relações raciais na escola, seguindo passos que permitem:

  • Identificar prioridades;
  • Estabelecer planos de ação;
  • Implementar e monitorar resultados.

O que determina a qualidade de ensino

Os indicadores de qualidade de ensino não apenas permitem que os gestores escolares obtenham informações relevantes sobre o desempenho da instituição e identifiquem as lacunas que precisam ser preenchidas. A iniciativa também garante a promoção da transparência na instituição, permitindo que pais, alunos, professores e funcionários sejam ouvidos e se sintam valorizados.

Para que tudo isso seja alcançado, segundo o Unicef, devem ser coletados e avaliados os dados referentes a sete dimensões. São elas:

  • Ambiente educativo;
  • Prática pedagógica;
  • Avaliação;
  • Gestão escolar democrática;
  • Formação e condições do trabalho dos profissionais da escola;
  • Ambiente físico escolar;
  • Acesso, permanência e sucesso na escola.

Formação de equipe

Cada escola, seja pública ou privada, possui particularidades em seu funcionamento. Tal pluralidade requer que as metodologias de análise da qualidade de ensino sejam flexíveis para que cada instituição implemente medidas possíveis e eficientes de acordo com sua realidade.

Este aspecto é garantido por meio da formação de uma equipe de profissionais que represente a comunidade escolar. Isso porque o grupo será responsável por organizar e planejar o processo desde a coleta dos dados que compõem a avaliação, e precisa ter acesso aos materiais e espaços necessários para a promoção de reuniões.

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