Vera Cal: aprendendo com os olhos

A gente come primeiro com os olhos, dizem. Com livros e jogos didáticos, a máxima é mais do que verdadeira. Uma página de livro cujo visual não encanta e estimula os sentidos deixa de entregar a mensagem pedagógica. No TWICE, Vera Cal é a designer responsável por fazer os olhos de nossos alunos brilharem diante de tanto conhecimento a ser aprendido. Conheça um pouco da trajetória profissional e do processo criativo de Verinha.

 

Vera, sua carreira como designer não começou no ramo da Educação. Onde você atuava antes de assumir o design de livros didáticos? E o que te atraiu neste tipo de trabalho?

Minha carreira como designer começou no ramo da moda. Eu criava estampas para camisetas e tecidos. Nessa mesma época eu também trabalhei produzindo material gráfico para peças de teatro e ilustrações botânicas para o ramo editorial. Aos poucos comecei a me interessar por ilustração infantil, e a diagramação de livros didáticos veio como um excelente complemento. O que me atraiu nessa área foi poder trabalhar com um universo mais lúdico, leve e divertido.

 

Como é a sua dinâmica de trabalho com a Ana Gurgel (CEO e Diretora Pedagógica do TWICE) e as coautoras dos livros?

O material que recebo da Ana e das coautoras dos livros é sempre inspirador. O meu trabalho entra como um complemento ao conteúdo criado. É preciso tornar esse material, que já tem uma natureza estimulante, em algo visualmente agradável e convidativo. Durante o processo de criação e execução, seguem-se várias tardes de reuniões no office com a Ana, regadas a capuccino e sugestões muito bem vindas do Rogério (Gurgel, Diretor Executivo do TWICE). Nossa CEO tem uma grande capacidade para entender as necessidades do mercado e um conhecimento profundo na área pedagógica, sempre atualizado com doutorados, congressos, pesquisas e leituras, o que ajuda muito na formatação dos nosso produtos.

 

TWICE-Blog-EntrevistaVeraCal-Capa-Livro
Capa do Year 4 (9 anos): Vera assina o design de todo o material didático do TWICE.

 

TWICE-Blog-EntrevistaVeraCal-Lesson
Vera Cal: “É preciso tornar esse material, que já tem uma natureza estimulante, em algo visualmente agradável e convidativo”.

 

Agora, vocês trabalham na finalização do TWICE Middle School, o material didático para alunos de 11 a 14 anos, do Fundamental II. Qual é a maior diferença em criar livros para crianças, pré-adolescentes e adolescentes?

Sim, o Twice Middle School é o nosso projeto mais recente. Priscila Garcia, a autora dos 4 livros dessa série, é super criativa e só de ler os lesson plans idealizados por ela, já me vem mil ideias à cabeça para a diagramação das lições. A diferença na criação da parte visual desses livros é que, nessa faixa etária, é preciso captar a atenção dos jovens usando a linguagem deles, que muda de geração para geração. É preciso incorporar elementos e códigos do dia a dia desses jovens para que a comunicação se torne eficiente. A linguagem do momento são smartphones, games, whatsapp… Procuro utilizar nos livros um pouco do visual que remete a esses produtos, e também temas que começam a interessar nessa idade: naves espaciais, personagens de ficção científica, extraterrestres, o Universo…

 

Ensino Fundamental 2: lição de Science do Year 6 (11 anos).
Ensino Fundamental 2: lição de Science do Year 6 (11 anos).

 

A que aspectos você está atenta ao desenhar a página de um livro e/ou um jogo?

Cada página do livro deve ser sempre atraente. O conteúdo deve estar distribuído de forma que a leitura e entendimento sejam fáceis, sem poluição. E um visual sempre moderno. Não há nada mais desestimulante do que estudar em um livro com visual ultrapassado. Quanto aos jogos, precisam ser vibrantes e de fácil assimilação.

 

TWICE-Blog-EntrevistaVeraCal-Aluno-Jonhhy

TWICE-Blog-EntrevistaVeraCal-Aluna-Julie
Alunos TWICE com Johnny and Julie, o casal de personagens que saiu dos livros para ganhar vida em sala de aula.

 

Vera, recentemente Johnny and Julie, os mascotes que ilustram as capas dos livros TWICE, ganharam vida como fantoches reais e estão ajudando professores a levar o inglês da sala de aula à sala de casa. De onde veio a inspiração para criar os mascotes?

Minha inspiração para a criação dos mascotes foram meus dois sobrinhos: Mariana e José Luís. Hoje eles estão com 26 e 25 anos, mas já foram da idade de Johnny e Julie. Mariana é ruiva como a Julie e na idade dela, gostava de combinar roupas, acessórios e penteados, exatamente como a Julie. E José Luís, adorava andar de skate, jogar bola… e até hoje tem um jeitão descolado como o Johnny. Os mascotes agora vão ganhar uma versão baby para um livro novo, voltado para os toddlers, alunos até 2 anos. É hora de revirar meu baú de fotos!

 

Johnny and Julie ontem: os sobrinhos Mariana e José Luis foram inspiração para os mascotes do TWICE.
Johnny and Julie ontem: os sobrinhos Mariana e José Luís foram inspiração para os mascotes do TWICE.

 

José Luís e Mariana já crescidinhos.
José Luís e Mariana já crescidinhos.

Deixe uma resposta