Além de proporcionar diversos benefícios para os alunos – desde a melhora das habilidades cognitivas à ampliação de oportunidades no mercado de trabalho, a educação bilíngue traz muitos ganhos para as escolas que decidem implementá-la.
É verdade que alguns são difíceis de mensurar, como a criação de um ambiente de diversidade cultural e de aprendizagem transformadora. Mas há os benefícios que não só podem como devem ser mensurados.
De acordo com a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), entre as vantagens estão a quase triplicação do ROI (sigla em inglês para “retorno sobre o investimento”) e aumentos significativos na taxa de retenção dos alunos (cerca de 31%), na exposição da marca (28%) e no número de matrículas (10,6%).
Este último ponto chama atenção, pois representa um desafio para as instituições de ensino. Muitos gestores, inclusive, apostam na oferta do ensino de idiomas como uma maneira de impulsionar as matrículas.
Eles não estão errados: naturalmente, só o fato de a escola contar com uma proposta de educação voltada para o bilinguismo já funciona como um chamariz para novos alunos. Entretanto, o trabalho de captação não se restringe a isso – não quando se trata da Rhyzos, holding detentora do TWICE, solução completa de ensino bilíngue que oferece material didático autoral, lúdico e eficiente para as escolas.
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O segredo do TWICE: trabalhar com dados
Vice-presidente de operações da Rhyzos, Matheus Toscano explica que toda escola que investe no TWICE ganha acesso a uma ferramenta capaz de gerar leads e novas matrículas para a escola. Trata-se de um sistema de geolocalização, capaz de direcionar a busca por novos alunos de forma inteligente, sem desperdício de tempo e recursos.
“Colocamos um PIN na escola e, junto com ela, determinamos o raio em que pretendemos atuar – pode ser de cinco, seis, sete quilômetros, por exemplo. A partir daí, lançamos uma pesquisa para todo mundo que acessar o Google a partir dessa região”, afirma.
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Essa estratégia ajuda a divulgar a marca da escola e, ao mesmo tempo, alcançar um novo público de forma não invasiva, já que procura focar apenas em potenciais interessados nos benefícios do bilinguismo.
“A partir do momento que a pessoa diz que o filho está matriculado em uma escola que não conta com ensino bilíngue ou que tem interesse em conhecer uma instituição que ofereça essa opção, separamos esses dados e disponibilizamos para a escola, para que ela possa ampliar sua captação”, destaca o gestor.
Conforme Toscano, o segredo do TWICE gera um aumento de 12% no número de alunos novos. O índice é superior à média nacional – relembrando que, segundo a Abebi, escolas que incorporaram o bilinguismo em seus currículos registraram um crescimento de 10,6% nas matrículas.
Para 2024, a tendência é de que esse índice seja ainda maior, tendo em vista que muitas escolas seguem trabalhando para minimizar os prejuízos da pandemia. Segundo a pesquisa Mensalidade e Rematrícula 2024, da consultoria Meira Fernandes, a maioria dos gestores projeta uma recuperação das matrículas entre 5% e 20%.
Welcome Kit
Cada escola parceira recebe um “Welcome Kit” elaborado pela equipe de marketing do TWICE. E-mail marketing, banner, placas de sinalização bilíngue, outdoor, templates para redes sociais: tudo para ajudar a escola na gestão da marca, contribuindo para uma comunicação clara e eficiente, que resulta na captação de mais alunos.
Agora não é mais segredo. É com essas estratégias que o TWICE faz jus a seu lema: ser um sistema prático e eficiente que entrega resultados reais pelo melhor custo-benefício.
Conte com o TWICE para implementar um sistema de ensino bilíngue transformador para os alunos e para a sua escola. Para continuar essa conversa, é só clicar aqui.