Qual é o papel do professor na educação infantil?

Ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades, diversificando e consolidando novas aprendizagens. Esse é o principal objetivo da educação infantil, determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mas não o único, já que o documento também estabelece que o cuidado é indissociável do processo educacional promovido nas pré-escolas e creches brasileiras.

Educar é uma responsabilidade compartilhada entre famílias e instituições de ensino que potencializa o desenvolvimento da criança. Mas qual exatamente é a importância e o papel do professor nesta fase tão importante da formação de um cidadão? Entenda a seguir.

Transformações da educação infantil

Tradicionalmente, os professores da educação infantil eram vistos pela sociedade como cuidadores. Isso ocorria porque as creches serviam de meros espaços para os pais deixarem os filhos durante o expediente de trabalho. No entanto, nos anos 90, essa visão mudou, e os esforços em prol da garantia de um bom desenvolvimento na infância desde os anos iniciais de formação dos indivíduos passaram a ser avaliados como essenciais.

Avanços como a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990 e a sanção da Lei de Diretrizes e Base da Educação (LBD) em 1996 colaboraram com esse movimento. A partir daí, os educadores infantis não apenas ganharam guias para embasarem suas atuações como também passaram a ter voz ativa no processo de aprendizagem infantil.

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil

O trabalho de um professor na educação infantil deve considerar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças estabelecidos pela BNCC. O documento determina que o docente, enquanto facilitador, assegure as condições necessárias para que os alunos desempenhem um papel ativo nos ambientes em que convivem, aprendendo a:

  • Conviver;
  • Brincar;
  • Participar;
  • Explorar;
  • Expressar;
  • Conhecer-se.

Como trabalha um educador infantil?

Se o professor é um mediador na educação infantil, esqueça aquela velha história do docente “sabe tudo”. Nessa etapa do aprendizado, os docentes devem estar abertos aos questionamentos e às visões dos alunos, sem impor uma única lógica. O caminho correto é criar oportunidades para que os pequenos busquem e construam o conhecimento.

A partir de um olhar sensível, uma escuta atenta e falas cuidadosas, um educador infantil precisa desenvolver uma série de habilidades que os permitam:

  • Ter cuidados básicos com as crianças;
  • Incentivar o desenvolvimento;
  • Trabalhar valores e condutas em conjunto com os pais.

Além disso, o professor deve fornecer os estímulos necessários para a construção da fala e da escrita, introduzindo a ciência e a rotina escolar na vida das crianças. O ensino bilíngue é outro aspecto que pode ser trabalhado na educação infantil, já que a iniciativa facilita a aquisição de fluência no futuro e abre portas para o aprendizado sobre diferentes culturas desde cedo. Ao mesmo tempo, o bilinguismo estimula o desenvolvimento cognitivo ao auxiliar no aperfeiçoamento do controle inibitório e da memória de trabalho, por exemplo.

Rhyzos & Twice

A Rhyzos é uma holding que leva informações sobre educação a profissionais da área por meio do Portal Rhyzos e da newsletter Conexão Rhyzos, pesquisa práticas educacionais mundo afora e atua na formação de educadores através da Academia Rhyzos. Além disso, investe em soluções para o Ensino Básico, como o programa bilíngue oferecido pelo Twice, destinado a atender as necessidades de docentes e alunos do Berçário ao Fundamental II. Você também pode ser nosso franqueado! Entre em contato e marque uma reunião com nossos especialistas.