As lideranças servem de exemplo para os demais colaboradores de uma organização. É o que também ocorre na educação, uma área sujeita a constantes transformações. Nesse caso, além de resiliência, é imprescindível contar com uma gestão escolar ágil, capaz de lidar com desafios como:
- Motivação do corpo docente;
- Manutenção de estabilidade financeira;
- Incentivo da participação dos pais na rotina escolar;
- Queda da evasão escolar.
A própria pandemia e a necessidade de adoção de tecnologias pelas escolas mostraram como o cotidiano das instituições pode ser dinâmico e desafiador, exigindo a rápida tomada de decisões, o que é possível por meio de uma gestão escolar ágil. A iniciativa consiste na implementação de metodologias e ferramentas que otimizam o dia a dia de trabalho e aumentam a entrega de valor para docentes, estudantes e familiares. Assim, o negócio se torna mais atraente para pais e investidores. Saiba mais a seguir.
Índice
- Como surgiu a gestão ágil
- O que é gestão escolar ágil
2.1. Gestão pedagógica
2.2. Gestão financeira
2.3. Gestão de comunicação
1. Como surgiu a gestão ágil
A gestão ágil não é uma novidade no universo corporativo. Sua origem foi influenciada pela Lean Manufacturing (manufatura enxuta, em inglês), criada pela montadora japonesa Toyota na década de 1950 para otimizar a produção eliminando desperdícios em sete frentes. São elas: tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento, sobreprodução e defeitos.
Em 2001, o conceito foi complementado por um grupo de programadores por meio do Manifesto Ágil. O documento estabelece doze princípios para o desenvolvimento de softwares, entre eles:
- Mudanças são bem-vindas por agregarem vantagem competitiva para o cliente;
- Construir projetos em torno de indivíduos motivados, que devem contar com o ambiente e o suporte necessários para desempenharem as suas funções do modo mais adequado possível;
- Desenvolver a capacidade de auto-organização.
2. O que é gestão escolar ágil
Ao longo dos últimos anos, a metodologia ágil rompeu as barreiras do campo tecnológico e industrial e chegou a outros setores. Nas escolas de ensino básico, a principal característica da estratégia é a adaptabilidade, presente por meio do contato frequente com pais, alunos e funcionários, resposta rápida às necessidades dos interlocutores e avaliação das inovações educacionais. A gestão escolar ágil pode – e deve – ser aplicada em diferentes frentes das instituições e envolver toda a comunidade escolar.
2. 1. Gestão pedagógica
Formular a grade curricular, as metas e as diretrizes de ensino de acordo com a realidade da instituição e as orientações do Ministério da Educação (MEC) e apresentar estas informações para a comunidade escolar está no centro de uma gestão escolar ágil. A implementação também deve considerar as inovações e tendências no setor educacional, evidenciadas em pesquisas, dados e exemplos bem-sucedidos mundo afora. São exemplos:
- Aplicação de metodologias ativas, como sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e gamificação;
- Chatbots;
- Realidade estendida e metaverso;
- Dar atenção ao desenvolvimento individual e social;
- Educação bilíngue;
- Personalização do ensino.
Para que a estratégia tenha bons resultados, os docentes e demais colaboradores precisam estar atualizados e capacitados para utilizarem as ferramentas necessárias – além de tê-las disponíveis, é claro.
2.2. Gestão financeira
Sem estudantes, uma escola não existe. Afinal, se não há matrículas e dinheiro em caixa para arcar com os custos de operação, qualquer negócio fecha. E a rede privada de educação tem sofrido impactos desde o começo da pandemia, tendo perdido quase um milhão de alunos para o ensino público e gratuito entre 2019 e 2021, segundo o Censo da Educação Básica mais recente.
Diante desta realidade, é evidente a necessidade de a gestão escolar ágil estar presente nas finanças da instituição, cuja sustentabilidade – ou falta dela – afetará a tomada de decisões dos gestores. Garantir fluxo de caixa envolve prestar serviços que gerem valor para a comunidade, o que deve resultar em aumento no número de matrículas e na retenção de alunos.
Para isso, é essencial compreender qual é o público-alvo da escola e como é possível atender suas demandas e necessidades. A gestão escolar ágil considera tais características no atendimento de pais e alunos, buscando aprimorar a experiência oferecida ao longo do relacionamento com os pais e responsáveis desde antes da matrícula até a formatura dos estudantes.
2.3. Gestão de comunicação
Antes de efetivar a matrícula, é necessário chegar até o público-alvo. E isso é possível por meio de estratégias de comunicação desenvolvidas conforme as características das pessoas a serem atingidas e seus padrões de consumo e busca de informações. Além de serem influenciados por indicação de amigos, familiares e colegas, os pais e responsáveis encontram uma escola por meio de:
- Redes sociais;
- Pesquisas na internet;
- Outdoors;
- Panfletos;
- Propagandas em jornais, revistas e rádios.
A partir da matrícula, a comunicação eficiente segue sendo peça-chave no relacionamento com a comunidade escolar. Pais, estudantes, docentes e demais colaboradores devem ser informados sobre iniciativas e eventos promovidos pela instituição, datas de rematrículas e entrega de boletins, entre outros. E se o foco é realizar uma gestão escolar ágil, o uso de recursos tecnológicos não pode ficar de fora da estratégia de comunicação. Soluções como aplicativos, softwares e sites são boas alternativas para estabelecer comunicação rapidamente e de modo eficaz.