Plano de aula: o que ensinar na educação infantil?

A infância é uma fase de descobertas, especialmente quando a criança começa a frequentar a educação infantil. É quando ela tem as primeiras experiências fora do círculo familiar e conhece a si e ao mundo ao seu redor. A etapa, tão central na formação cidadã, é guiada pelo plano de aula.

O documento ajuda o docente a organizar a rotina de trabalho, o que melhora a produtividade. Montá-lo requer atenção à legislação nacional e às melhores práticas educacionais, além de outros critérios. Saiba quais são eles a seguir.

O que considerar no plano de aula?

A formulação de um plano de aula para a educação infantil deve seguir o que está estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil (DCNEI), que têm a interação e a brincadeira como eixos estruturantes das práticas pedagógicas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é outra referência e indica os seis direitos de aprendizagem da etapa de ensino. São eles:

  • Conviver;
  • Brincar;
  • Participar;
  • Explorar;
  • Expressar;
  • Conhecer-se.

O documento também estabelece os seguintes campos de experiência que devem ser inclusos no plano de aula da educação infantil:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Características do plano de aula

O formato de um plano de aula pode variar de acordo com o material didático da escola e as preferências de cada professor. No entanto, como já visto, deve obedecer à BNCC, que estipula cinco características a serem indicadas no documento.

1. Público-alvo

Conhecer os alunos é peça-chave para planejar qualquer aula e promover uma educação inclusiva. Isso porque cada indivíduo tem características distintas, e uma metodologia que funciona com um pode não dar tão certo com outros.

2. Tema

Aqui será definido em torno de qual assunto serão formuladas as atividades, considerando o plano de ensino e os conteúdos que devem ser trabalhados em cada etapa da educação infantil.

3. Objetivos

O docente estabelece o que os alunos devem aprender naquela aula, conforme estabelecem os eixos estruturantes, direitos de aprendizagem e campos de experiência.

4. Metodologias e recursos utilizados

Como o docente abordará o tema e alcançará os objetivos é outra parte integrante do plano de aula. Nesse sentido, o profissional deve escolher a metodologia ativa com maior capacidade de engajar e conduzir os alunos, tornando-os protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. A etapa também exige a seleção dos materiais utilizados, como livros e recursos tecnológicos.

5. Avaliação

Após as atividades, é hora de avaliar os aprendizados adquiridos por cada aluno. Isso pode ser feito ao observar a participação em aula ou a resolução de exercícios, bem como a percepção de evolução do desenvolvimento socioemocional e intelectual.

Temas para plano de aula na educação infantil

Está com dúvidas sobre como e o que abordar na sala de aula? Confira cinco dicas úteis para o ensino regular e bilíngue, indicadas no material didático do Twice.

  • Animais e biomas brasileiros: a aula busca estimular os alunos a pesquisarem sobre a fauna e a flora do Brasil em materiais como livros e vídeos, que devem ser adequados para a faixa etária da turma;
  • Me and my family: a atividade tem como principal objetivo o reconhecimento das partes do corpo, o que pode ser feito com o auxílio de uma música, além de desenhos para colorir no material didático;
  • My classroom: busca introduzir os materiais escolares e suas funções, como lápis, canetas e borrachas, que acompanharão os estudantes ao longo da vida escolar;
  • That´s me: essa é uma aula clássica no início do ano letivo e busca estimular os alunos a conhecerem uns aos outros ao sentarem em círculos e contarem como foram as suas férias;
  • Datas comemorativas: podem servir de gancho para abordar assuntos pertinentes à educação na primeira infância. São opções indicar no plano de aula a abordagem da importância da leitura, no dia nacional do livro infantil (18 de abril), ou da ciência, no dia dos cientistas (15 de maio).

Rhyzos & Twice

A Rhyzos é uma holding que leva informações sobre educação a profissionais da área por meio do Portal Rhyzos e da newsletter Conexão Rhyzos, pesquisa práticas educacionais mundo afora e atua na formação de educadores através da Academia Rhyzos. Além disso, investe em soluções para o Ensino Básico, como o programa bilíngue oferecido pelo Twice, destinado a atender as necessidades de docentes e alunos da Educação Infantil ao Fundamental II.Você também pode ser nosso franqueado! Entre em contato e marque uma reunião com nossos especialistas.