Rematrícula 2023: como as escolas podem se preparar

O final do ano representa um período de transição para as escolas. Nessa época, um projeto chega ao fim e os resultados dos últimos meses são avaliados para possibilitar o aperfeiçoamento das atividades educacionais. Ao mesmo tempo, começa o planejamento de um novo ano letivo, processo marcado pela rematrícula.

O período permite que os alunos que já estudam na instituição tenham o direito de assegurar sua vaga para a próxima etapa de ensino e abre vagas para novos membros. Nesse passo, a comunicação e a organização de um cronograma adequado às necessidades da escola reduzem os riscos de transtornos para pais e funcionários. A seguir, saiba mais sobre como deve ocorrer a rematrícula em 2023.

Quando iniciar o processo de rematrícula

A rematrícula deve ser feita com o máximo de antecedência possível, entre dezembro e fevereiro. Não apenas o processo colabora para a retenção de alunos como também permite identificar quantas vagas poderão ser disponibilizadas para novos membros da comunidade escolar. Além disso, as atividades pedagógicas e os processos internos são otimizados com o estabelecimento de dias específicos para receber os interessados em cada turma, o que evita longas filas e estresse aos pais e equipe educacional.

Também há regras a serem seguidas em cada estado. Em São Paulo, por exemplo, segundo o Procon-SP declarou a uma matéria da CNN, as instituições privadas podem reservar matrículas para o ano letivo seguinte a partir do segundo semestre do período anterior, cobrando uma taxa. Além disso, o contrato deve estar disponível com, no mínimo, 45 dias de antecedência ao início do processo, dando prioridade de vagas para os alunos já matriculados.

Já a rede pública de 22 dos 27 estados brasileiros conta com o Matrícula Fácil. O sistema possibilita a pré-matrícula por meio do cadastro em portais estaduais. Os documentos de crianças e adolescentes, no entanto, devem ser apresentados presencialmente nas escolas.

Comunicação com pais e alunos

A comunicação eficiente e transparente é peça-chave para otimizar o processo de rematrícula e reter alunos. Nesse sentido, a instituição conta com redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mail para divulgar o cronograma do período para o maior número de pessoas possível. O momento também serve para a escola receber sugestões e opiniões de pais e alunos sobre as atividades educacionais. A iniciativa previne transtornos e demanda o preparo dos funcionários para atender e instruir a comunidade escolar.

Como em outras esferas, a tecnologia também pode ser uma aliada na rematrícula. As instituições podem realizar o processo com o apoio de plataformas virtuais que simplificam a submissão de documentos, por exemplo. As inovações despontam como uma tendência na educação por facilitarem o trabalho de gestores e melhorarem a acessibilidade para os responsáveis por crianças e adolescentes.

Rhyzos & Twice

A Rhyzos é uma holding que leva informações sobre educação a profissionais da área por meio do Portal Rhyzos e da newsletter Conexão Rhyzos, pesquisa práticas educacionais mundo afora e atua na formação de educadores através da Academia Rhyzos. Além disso, investe em soluções para o Ensino Básico, como o programa bilíngue ofertado pelo Twice, destinado a atender as necessidades de docentes e alunos do Berçário ao Fundamental II. Você também pode ser nosso franqueado! Entre em contato e marque uma reunião com nossos especialistas.